BID seleciona propostas inovadoras para enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis no SUS - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) convida pesquisadores a participarem de um processo seletivo de propostas para desenvolvimento de estudo no âmbito programa “O Sistema Único de Saúde (SUS) em estados e municípios”. Trata-se do Acordo de Cooperação Técnica Não Reembolsável, assinado entre o Ministério da Saúde (MS) e o BID, cujo objetivo é identificar e divulgar iniciativas inovadoras para enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis, priorizando a organização das Redes de Atenção à Saúde e a da Atenção Primária e, assim, contribuir para a identificação de possíveis novas operações no setor da saúde.

Nesse sentido, e para atender à primeira etapa deste processo, espera-se dos consultores elegíveis (instituições/empresas/organizações sociais, entre outros) qualificação técnica e capacidade operacional para elaboração da metodologia de identificação das iniciativas inovadoras no escopo da Cooperação Técnica, que serão avaliadas mediante o atendimento dos seguintes critérios:

a) ter experiência comprovada em estudos relacionados com Gestão de Serviços de Saúde, Doenças Crônicas, Atenção Primária, Redes de Atenção à Saúde, nos diversos níveis do SUS;

b) ter equipe multiprofissional que contemple principalmente as seguintes áreas de conhecimento: Saúde Pública, Saúde Coletiva e Atenção Primária. A equipe deve demonstrar, a partir de seus currículos, competência de investigação quantitativa e qualitativa na temática. O coordenador dos trabalhos deverá ter, ao menos, 10 anos de experiência e formação acadêmica em nível mínimo de doutorado em alguma das áreas citadas acima.

Descrição do Estudo

Contratar instituição acadêmica com o objetivo de elaborar metodologia para a identificação de “iniciativas inovadoras, para enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis, priorizando a organização das Redes de Atenção à Saúde e a da Atenção Primária” que seja baseada, necessariamente, nos diferentes referenciais teóricos sobre o tema. Para atender aos objetivos deste termo de referência, a instituição acadêmica deverá desenvolver as seguintes atividades:

1- Proceder à revisão bibliográfica dos temas: Redes de Atenção à Saúde, Gestão de Serviços de Saúde, Atenção Primária, Doenças Crônicas no Brasil;

2- Identificar os diferentes referenciais teóricos relativos à formação de Redes de Atenção à Saúde e estabelecer quais critérios são fundamentais para identificar uma iniciativa inovadora no escopo deste contrato;

3- Elaborar metodologia que abarque os distintos referenciais teóricos sobre a formação de redes, a ser aplicada em campo. O termo “iniciativas inovadoras” visa contemplar experiências que se utilizam do referencial teórico de redes para promover a implementação de Redes de Atenção à Saúde, cujo orientador é a Atenção Primária, com vistas a conduzir à assistência aos portadores de doenças crônicas, com quebra no modelo hegemônico atual voltado para o atendimento de doenças agudas, com supremacia da atenção hospitalar e atendimento médico.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. em horário comercial (das 9h às 18h) ou pelo site.