A Fundação Bill & Melinda Gates abriu inscrições para o programa Grand Challenges Explorations, cujo objetivo é premiar ideias inovadoras focadas nos grandes desafios da saúde global. Nesta 13ª rodada, cada uma das cinco propostas selecionadas será financiada com US$ 100 mil. Os projetos que forem bem-sucedidos poderão concorrer a um financiamento adicional de até US$ 1 milhão. O prazo de inscrições termina no dia 6 de maio.
Um dos tópicos do programa contempla iniciativas que utilizem as atuais plataformas de administração maciça de medicamentos (MDA) para ampliar a distribuição de fármacos para uma ou mais das cinco doenças tropicais negligenciadas (DTN) prioritárias (filariose linfática, oncocercose, tracoma, esquistossomose e helmintíases transmissíveis pelo solo) e integrá-la com outra intervenção comunitária de saúde ou serviço de assistência agrícola.
Outro desafio é elaboração de ferramentas e modelos inovadores para apoiar intervenções em distúrbios entéricos, com o objetivo de melhorar a saúde infantil nos países em desenvolvimento por meio da identificação de agentes que restaurem a função normal dos intestinos nessa população.
Há, ainda, um tópico que prevê soluções que favoreçam uma busca constante de comportamentos saudáveis e que possam reduzir doenças e taxas de mortalidade, garantindo vidas saudáveis e produtivas. Nesse caso, as propostas devem atingir um dos itens ou combinação deles: saúde reprodutiva, saúde materna, de recém-nascidos e infantil, e nutrição de adolescentes; HIV; tuberculose; e vacina.
Todas as abordagens possíveis e os detalhes de cada tópico podem ser conferidos neste documento.
O programa
O programa Grand Challenges Explorations foi lançado em 2008 pela Fundação Bill & Melinda Gates e já financiou mais de 900 pesquisadores em mais de 50 países. Está aberto a qualquer pessoa de qualquer disciplina, de alunos a professores titulares, e de qualquer organização: faculdades, universidades, laboratórios governamentais, instituições de pesquisa, organizações sem fins lucrativos e empresas com fins lucrativos.
Para obter mais informações, acesse o site
Fonte: grandchallenges.org