O Google.org, instituo de filantropia da empresa Google, abriu inscrições para o “Desafio de Impacto da Google – Deficiências”. Os interessados podem enviar propostas até as 18 horas do dia 30 de setembro, através do site.
O Desafio busca as melhores ideias sobre como a tecnologia pode ampliar a independências das pessoas com deficiência, assim como oferecer mais oportunidades para elas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo apresentam alguma deficiência. Ainda de acordo com órgão, esse número continua a aumentar devido ao crescimento demográfico, aos avanços da medicina e ao processo de envelhecimento.
Hoje, a inovação tecnológica já trouxe algumas ideias animadoras para a realidade. Próteses impressas em 3D, software de comunicação controlado pelo movimento dos olhos e diagnósticos remotos de audição são alguns dos exemplos de soluções disponíveis para pessoas com deficiência. O edital seleciona novas ideias para melhorar a vida dessas pessoas.
Serão destinados 20 milhões de dólares (R$ 66 milhões) para iniciativa e parte do recurso será para financiamento de organizações da sociedade civil. Apesar de não ser esperado que a ideia alcance milhões de pessoas, é importante que o desenvolvimento seja feito de uma maneira que, em longo prazo, possa atingir um grande número de pessoas.