Concurso premia melhores práticas para prevenção e eliminação da malária - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

Foto: UNICEF/Hallahan

O concurso “Campeões contra a malária nas Américas” recebe até 26 de junho inscrições de iniciativas locais e nacionais de combate à malária e que demonstrem como a vigilância e o acesso universal ao diagnóstico e ao tratamento têm sido essenciais para a eliminação e prevenção da doença. Para se inscrever é necessário acessar o formulário que está disponível no site da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Este ano, a iniciativa vai identificar e homenagear esforços inovadores que provaram ser bem-sucedidos na prevenção, controle, eliminação da malária ou impedimento de sua reintrodução e têm contribuído significativamente para a superação dos desafios impostos pela doença em comunidades, países ou região das Américas como um todo.

Os vencedores do prêmio poderão participar de três capacitações da Opas para prevenção, controle e eliminação da malária; além de receberem apoio financeiro de 2,5 mil dólares para fortalecer a capacitação relacionada à doença (formação/educação de profissionais, pesquisa, desenvolvimento de propostas de projetos ou outras atividades que aumentem as habilidades para atingir as metas e objetivos). Os ganhadores também receberão uma placa comemorativa e a oportunidade de divulgar o trabalho em plataformas de comunicação da Opas.

Rumo à eliminação da malária

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), os países da região das Américas se comprometeram, em setembro do ano passado, a continuar reduzindo o número de casos de malária em 40% pelos próximos quatro anos, intensificando assim os esforços de eliminação em todos os 21 países endêmicos na região e alcançando o status de “livre da malária” em pelo menos quatro deles.

O Dia Mundial de Luta contra a malária (25 de abril) deste ano teve como tema “Acabar com a malária para sempre”, com o objetivo de destacar como a doença pode ser causa e consequência importante da pobreza e da desigualdade. Mostra também como avançar rumo à eliminação da transmissão local com investimentos em prevenção, vigilância e manejo de casos de malária, principalmente entre as pessoas mais vulneráveis.

Fiotec e a malária

A Fiocruz desenvolve inúmeros projetos cujo foco é a malária, alguns deles com o apoio da Fiotec, é o caso do Seminário Laveran & Deane, que acontece anualmente e consiste na realização de conferências e na apresentação dos projetos de mestrado e doutorado voltados a pesquisas sobre a malária.

Já o projeto “Apoiadores municipais para o controle da malária” forma equipes de profissionais em vigilância epidemiológica para atuarem em municípios prioritários da região. As equipes são capacitadas para analisar dados e orientar as intervenções de controle da doença, baseados nos protocolos de trabalho do Programa Nacional de Controle de malária. 

*Com informações do site da Opas