Foto: Fundação Banco do Brasil - Evento de lançamento em Brasília
Estão abertas, até o dia 31 de maio, as inscrições para o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2017. O objetivo é certificar e difundir tecnologias sociais, já aplicadas e em atividade, que se constituam efetivas soluções para questões relativas a recursos hídricos, alimentação, educação, energia, geração de renda, habitação, meio ambiente e/ou saúde. As inscrições devem ser feitas no site da instituição.
As seis categorias nacionais do prêmio estão relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial atenção ODS 5 - Igualdade de Gênero. Este ano, a fundação incluiu uma categoria internacional na premiação: Água e Meio Ambiente, Agroecologia ou Cidades Sustentáveis. Nesse caso, podem concorrer iniciativas de um ou mais países da América Latina e do Caribe, desde que os projetos possam ser reaplicados no Brasil.
Os critérios de avaliação levarão em conta a inovação social, o nível de interação com a comunidade, a transformação social proporcionada e o potencial de reaplicação. Em caso de empate, valerá a tecnologia social que obtiver a maior pontuação média, por critério, obedecendo a ordem descrita anteriormente.
Para as tecnologias sociais que promovem o protagonismo e o empoderamento feminino será concedido um bônus de 5% na pontuação total.
Premiação
O primeiro lugar de cada categoria será premiado com R$ 50 mil e todas as instituições finalistas vão receber troféu e vídeo retratando sua iniciativa. Além disso, dois representantes de cada uma dessas instituições terão as despesas de transporte, hospedagem e alimentação pagas pela organização para participação no Fórum Internacional de Tecnologia Social e para o evento de premiação da fundação.
Acesse o regulamento na íntegra.