Pesquisadores do Brasil e do exterior podem se inscrever, até o dia 31 de março, para a 3ª edição do Prêmio PG de Medicina, que reconhece o melhor estudo referente à Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA. A premiação é realizada pelo Instituto Paulo Gontijo (IPG) e visa incentivar e reconhecer os avanços nas pesquisas e novas descobertas em relação à doença. O autor do estudo premiado receberá o valor de $ 20 mil.
As inscrições devem ser feitas pelo site do IPG. A entrega do Prêmio PG de Medicina 2011 acontecerá durante o 22º Simpósio Internacional ELA/Doença do Neurônio Motor, em Sydney, Austrália. Em 2009, o premiado foi o belga Peter Carmeliet, pelo seu estudo inédito que demonstrou a ação de uma proteína como fator neuroprotetor da Esclerose Lateral Amiotrófica.
Instituto Paulo Gontijo
O Instituto Paulo Gontijo é uma organização não governamental criada a partir da vontade de Paulo Gontijo - que foi diagnosticado com ELA e faleceu em 2002 - de incentivar e propagar a ciência. De caráter filantrópico, desde 2005 o IPG gerencia os recursos disponíveis para desenvolver atividades de apoio às ciências e a concessão do Prêmio Paulo Gontijo.
O IPG desenvolveu também o portal www.todosporela.org.br, que divulga informações para pacientes e profissionais de saúde, como novidades sobre pesquisas, contato de profissionais e associações que lidam com a ELA, além de disponibilizar o Manual Interativo Brasileiro de Esclerose Lateral Amiotrófica com dicas para melhorar o dia a dia dos pacientes.
Fonte: IPG