A 42ª edição do Prêmio Ser Humano, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (ABRH-RJ), aconteceu no dia 23 de novembro, no Jockey Clube do Brasil. A Fiotec, como uma das instituições finalistas, foi representada pela gerente de Gestão de Pessoas, Raquel Raad; a coordenadora de Recursos Humanos, Patrícia Lopes; a analista de Desenvolvimento e Seleção, Camila Dantas; a assistente de Recursos Humanos, Paolla Miranda; e a assistente social, Juliana Freitas.
Na ocasião, a instituição foi premiada com a placa de finalista na categoria das Organizações do Terceiro Setor, de acordo com a regulamentação do evento. O case selecionado foi o “Programa Conviver- a inclusão do modo proposital ao espontâneo”, iniciativa que promove a diversidade, a inclusão e capacitação de pessoas com deficiência.
De acordo com Patrícia Lopes, coordenadora de Recursos Humanos, a premiação é um marco para a Fiotec. “Ser reconhecido é muito importante, pois demonstra que estamos no caminho certo. São muitas empresas concorrendo, ficamos entre as três primeiras. Sabemos que se trata de um processo de construção de uma empresa/fundação mais diversa. Esse é o nosso ponto de partida. Inserir e qualificar mais PCDs não é uma luta isolada, mas um esforço de todos, pois precisamos que pessoas com deficiência e pessoas sem diagnóstico estejam na mesma linha de chegada”, afirma.
Programa Conviver é inclusão
Nos últimos anos, a Fiotec tem priorizado focar no pilar de diversidade voltado à inclusão da Pessoa com Deficiência (PCD), compreendendo suas principais características e desafios no mercado de trabalho e impulsionada pela adequação à legislação brasileira, que conta com a Lei de Cotas nº. 8213/1991 (BRASIL, 1991) e a Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015). Nesse contexto, a Fundação percebeu a necessidade de ir além da contratação de PCDs, tornando o ambiente de trabalho efetivamente inclusivo.
O Programa Conviver foi criado em 2016 com o intuito de sensibilizar os profissionais da instituição acerca da quebra de paradigmas e estereótipos em relação à pessoa com deficiência. Com isso, colaboradores voluntários da Fiotec se propuseram a capacitar pessoas com deficiências em temas voltados para a empregabilidade, como direitos trabalhistas, trabalho em equipe, comunicação e relacionamento interpessoal, entre outros.
A partir daí, além da atração, capacitação e de novas contratações para o cumprimento da Lei de Cotas, o intuito do Programa Conviver passou a englobar a melhoria da relação e integração entre profissionais com e sem deficiências, aumentando a colaboração e a sinergia entre as equipes e consolidando ainda mais as relações de trabalho, transformando o ambiente laboral em um lugar de efetiva valorização da diversidade.
Sobre o prêmio Ser Humano da ABRH- RJ
Em sua 42ª edição, a premiação é um reconhecimento às organizações e estudantes que tenham realizado contribuições diferenciadas e inovadoras para a evolução da gestão com pessoas como área do conhecimento e de desenvolvimento humano e empresarial.
A avaliação é feita por comissões constituídas pela ABRH-RJ, observando critérios pré-estabelecidos pela entidade. O anúncio oficial dos premiados em cada categoria é feito na cerimônia final. Os cases finalistas também são reconhecidos, e recebem um Certificado Especial.
Saiba mais: https://www.abrhrj.org.br/premio