Estão abertas as inscrições para o 26º Prêmio Jovem Cientista (PJC). Pesquisadores, acadêmicos, universitários e estudantes do ensino médio de todo o Brasil podem participar do programa, que distribuirá R$ 600 mil em premiações. Além da premiação relacionada, todos os premiados recebem bolsas de estudo do CNPq, caso atendam aos critérios normativos do órgão. O prazo de inscrição termina em 31/8.
O tema deste ano, "Inovações tecnológicas nos esportes", foi escolhido com o intuito de estimular pesquisadores a voltarem suas atenções para o setor esportivo diante da realização da Copa e das Olimpíadas no Brasil.
O PJC é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE. Quatro categorias são premiadas: Graduado, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio e Mérito Institucional. Os pesquisadores classificados em primeiro lugar em cada uma das categorias também participarão de Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2013.
O prêmio tem o objetivo de incentivar a pesquisa no país e é considerado, pela comunidade acadêmica, um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros. A entrega da premiação é feita pelo presidente da República e reúne na cerimônia autoridades governamentais de ciência e tecnologia, além dos mais respeitados nomes da ciência nacional.
Para concorrer, pesquisadores, acadêmicos e estudantes universitários devem se inscrever pela internet. Alunos do ensino médio, além de poder utilizar a web, têm também a opção de enviar suas pesquisas pelos Correios.
Confira aqui o regulamento completo e a ficha de inscrição.