Fiotec apoia estudo sobre a saúde da pessoa idosa do Icict/Fiocruz - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

O Brasil possui um contingente de aproximadamente 21 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos (idosos). Daqui a 15 anos, a expectativa é de que esse número chegue a 32 milhões, tornando o país o sexto lugar no mundo em população idosa. Em 2050 o Brasil será um país com mais idosos do que jovens, chegando a 63 milhões. Essas informações foram divulgadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Dados como esse deram início a diversas políticas para a otimização do atendimento ao idoso, inclusive ao Projeto Saúde da Pessoa Idosa (Sistema de Monitoramento da Saúde e Qualidade de Vida dos Idosos), desenvolvido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (Icict/Fiocruz), com apoio da Fiotec. O objetivo da proposta é capacitar os coordenadores das políticas de saúde da pessoa da idosa do SUS para utilização do Sistema de Indicadores de Saúde e Políticas do Idoso (Sisap-Idoso), banco de dados com informações referentes à população idosa de todo o país.

A capacitação, que será realizada através da distribuição de material informativo, didático e realização de cursos, é de fundamental importância para que o sistema torne-se uma ferramenta eficiente no cotidiano de trabalho dos gestores de saúde. O primeiro curso acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 16, 17 e 18 de outubro. O encontro reunirá os coordenadores da região sul e sudeste. O material didático compreenderá apostila com conteúdo sobre saúde, construção de indicadores e noções de epidemiologia e demografia. No ano de 2013, serão realizadas outras duas edições do curso, uma no nordeste e outra no centro-oeste.

O que é o Sisap-Idoso

Por uma iniciativa conjunta do Ministério da Saúde e do Laboratório de Informação em Saúde (LIS), do ICICT/Fiocruz, foi criado o Sisap-Idoso. O objetivo do site é disponibilizar informações e indicadores que auxiliem o planejamento de ações em saúde voltadas para a população idosa, além de ser um instrumento de acompanhamento das metas e diretrizes pactuadas pelas políticas e programas nacionais e internacionais. Pretende-se que o sistema seja uma ferramenta útil para gestores e coordenadores estaduais e municipais da área de saúde dos idosos.

O sistema é composto por quatro grandes dimensões: determinantes da saúde, englobando indicadores contextuais e ambientais, socioeconômicos e de fragilidade social, demográficos e comportamentais; condições de saúde dos idosos, com indicadores de bem-estar, estado funcional e morbidade; serviços de saúde, mostrando indicadores de efetividade, acesso, adequação e financiamento; e qualidade de informação, com indicadores do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e de qualidade do Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS).

*Com informações do Sisap-Idoso