O Observatório sobre Iniquidades em Saúde – site criado a partir do Projeto para Desenvolvimento de Atividades de Informação, Pesquisa e Treinamento em Determinantes Sociais da Saúde, apoiado pela Fiotec - promove o monitoramento das tendências das iniquidades em saúde no Brasil e seus determinantes. O objetivo é apoiar políticas e programas desenvolvidos pelo governo e pela sociedade civil. O portal busca situar-se na interface entre os sistemas de informação e o processo de definição de políticas, promovendo a interação e o reforço mútuo entre eles.
O portal visa monitorar os problemas em saúde, suas tendências e áreas para ação de políticas públicas; analisar o impacto de políticas e programas relacionados; promover estudos sobre as dificuldades na área da saúde e seus determinantes; entre outros. O público-alvo preferencial são os gestores dos sistemas e serviços de saúde e dos demais sistemas e serviços de proteção social, acadêmicos, profissionais do terceiro setor que atuam na saúde e demais políticas de proteção social, além da população em geral.
No portal são encontrados conjuntos básicos de indicadores demográficos, econômicos e sociais, assim como de indicadores de situação de saúde e de serviços de atenção à saúde. Existe, ainda, um espaço em que é solicitado aos especialistas que façam uma análise das tendências de alguns indicadores, buscando identificar seus determinantes e os efeitos de políticas de intervenção sobre eles.
Essas análises serão publicadas com infográficos, para facilitar sua compreensão por um público amplo. Além disso, existe a publicação de notícias, opiniões, entrevistas e experiências. Os usuários têm liberdade de comentar as análises publicadas, produzir novas, além de baixar planilhas e elaborar tabelas e gráficos.
Entenda o projeto
O projeto foi proposto com o objetivo de desenvolver atividades de informação, pesquisa e treinamento em Determinantes Sociais da Saúde (DSS) coordenadas pelo Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre DSS (CEPI-DSS) da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Além de implantar o CEPI-DSS, o que incluiu instalações físicas e materiais (mobiliário e equipamento), através do projeto foi constituída a equipe básica do Centro, o Comitê Científico e das redes colaborativas. Também foram desenvolvidos processos de capacitação e manutenção de um programa regular de estudos e pesquisas sobre DSS.
Conheça o portal.