O projeto exposição itinerante “Biodiversidade e Saúde”, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), com apoio da Fiotec, tem como objetivo fortalecer a realização de atividades de Educação e Saúde direcionadas à comunidade escolar da Cidade de Deus. A ideia é enfatizar a importância da conservação da biodiversidade dos ecossistemas brasileiros para a saúde pública e para a produção de fármacos. Essa ênfase se dará por meio de exposições sobre o tema.
Com duração estimada de dez meses, o projeto é dividido em três etapas: estudo e desenvolvimento do conteúdo da temática da exposição; seleção, contratação e treinamento dos monitores e coordenadores da exposição; e planejamento, logística, divulgação e execução das exposições sobre Biodiversidade e Saúde.
A exposição terá dois eixos temáticos. No primeiro, será abordada a emergência de doenças infectocontagiosas, que coloca em evidência o desequilíbrio ambiental. Já no segundo eixo, será enfatizada a importância da preservação da biodiversidade, mais precisamente as plantas, para produção de medicamentos.
Dificuldade de acesso
As escolas da Cidade de Deus têm dificuldade em dar acesso aos alunos aos espaços culturais e científicos presentes em diversas regiões da cidade. Aspectos como limitações de natureza familiar em decorrência de situação financeira e falta de transporte para levar os estudantes até esse locais são alguns dos empecilhos. Através das exposições propostas, será possível levar a todos os alunos, de todas as escolas, um conhecimento relevante da relação entre preservação ambiental e saúde.
Foto: Peter Ilicciev (CCS/Fiocruz)