Pela primeira vez, a Fiotec vai apoiar um projeto financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e que terá alcance em cinco países da América Latina. Denominado "Instrumentos Regionais para a Adaptação à Mudança Climática no Setor de Saúde", o projeto tem como objetivo a elaboração e adoção de um conjunto de planos setoriais de adaptação à mudança climática nos países participantes.
As Instituições proponentes são as seguintes: no Brasil, a Fiocruz; na Bolívia, o Ministerio de Desarrollo/PNCC-MSP-UMSA; no México, o Instituto Nacional de Salud Publica; na Colômbia, o INSP- Ministerio de la Protección Social-UA; e no Paraguai, o PNCC - Ministerio de Salud-UA.
O grupo de pesquisadores é vinculado à Escola Nacional de saúde Pública (ENSP) e ao Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR). O Programa financiará atividades voltadas para a promoção de pesquisa sobre os temas e workshops regionais, com a finalidade de desenvolver coletivamente instrumentos comuns para facilitar a formulação de práticas públicas em cada um dos países.
O projeto também financiará a divulgação dos seus resultados mediante a criação de um espaço virtual, publicações específicas e boletins periódicos. Essas atividades facilitarão a incorporação de outros países na iniciativa. O programa vai custear, ainda, avaliação, auditoria, coordenação e administração.