Projeto da ENSP - apoiado pela Fiotec - usa linguagem audiovisual na educação em saúde - Fiotec

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Para promover o uso da linguagem audiovisual como estratégia de educação em saúde, foi lançada a série “Mais Saúde - Cidade do Rio de Janeiro”, com oito DVDs produzidos com recursos provenientes da iniciativa Teias - Território Integrado de Atenção à Saúde – projeto apoiado pela Fiotec e desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC).

A produção, que começou em 2010, é utilizada em cursos presenciais de formação de recursos humanos em saúde e também na modalidade a distância, além de estar disponível para acesso na internet.  De acordo com Luisa Regina Pessôa, professora da Educação a Distância da ENSP e idealizadora do projeto, os vídeos são considerados um poderoso instrumento para a construção do saber.

O primeiro vídeo da série, Habitação Saudável - Tuberculose na Rocinha, foi feito em 2009. Luisa explicou que ele foi desenvolvido com apoio do Grupo Hospitalar Conceição, mas, com o início da parceria com a prefeitura, foi possível fazer uma edição melhor, com legenda e outros detalhes. Seu enredo trata de uma criança de 5 anos com tuberculose e a trajetória de sua família para melhorar as condições de salubridade da casa onde moram para superar a doença.

Durante todo o ano de 2010 foram produzidos mais sete vídeos, são eles: Clínicas da Família; 30 anos de saúde na Rocinha; Há Gente na Vigilância em Saúde; Academia Carioca da Saúde; SMSDCRJ no Congresso Rede Unida; Promoção da Saúde em Portugal, com Luis Pisco; Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (Otic).

Início da utilização de um novo modelo

A inserção da linguagem audiovisual na educação e, mais especificamente, na construção de materiais didáticos, vem sendo utilizada desde muito tempo por diversos cursos com bons resultados. De modo geral, está presente em capacitações com desenhos instrucionais inovadores e sensíveis às possibilidades de troca com outras áreas.

Segundo Luisa, a linguagem audiovisual traz para o processo ensino/aprendizagem a estrutura narrativa do cinema e da TV - tão familiares às sociedades, além de ampliarem as possibilidades de discussões no âmbito dos processos de criação - e estimulam mecanismos cognitivos de reflexão e análise, ajudando na formação para o exercício consciente e crítico da cidadania.

E novos projetos não param de surgir. Agora em 2011, está sendo desenvolvido o vídeo A Saúde do Viajante, que tem o propósito de aprimorar os mecanismos de promoção da saúde e prevenção de doenças ocasionadas pela circulação de pessoas pelos países, em especial no Rio de Janeiro, que é uma das principais cidades turísticas. Além disso, a equipe pretende elaborar mais vídeo-aulas, como a do Professor Luis Pisco, e vídeos temáticos sobre serviços de média e alta complexidade no SUS.

Veja reportagem completa no site da Ensp.