Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fiotec) apoia - junto ao escritório e futura Unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Rondônia - um projeto da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para implantar o Hospital Universitário em Porto Velho, capital do Estado.
De acordo com a assessora técnica da Semusa, Rosimar Viana, o município de Porto Velho é coparceiro da Universidade Federal de Rondônia (Unir) nos estudos e análises técnicas, que vão definir o modelo de funcionamento da unidade, que funcionará no antigo Hospital do Câncer, na Estrada de Santo Antônio.
A parceria visa à ampliação da assistência médica na capital rondoniense. "O hospital causará um impacto muito positivo no setor de saúde para uma parcela significativa da população de Porto Velho, uma vez que irá atender casos de alta complexidade", destacou Rosimar Viana.
Investimento
Segundo a Semusa, o Governo Federal disponibilizou, inicialmente, cerca de R$ 5,3 milhões para o projeto. A primeira parcela no valor de R$ 1,7 milhão, que corresponde a 20% do montante, foi liberada em dezembro de 2010. A próxima parcela será de 60% do valor total. Esse dinheiro será investido na reforma do prédio.
A princípio, o Hospital Universitário funcionará com 60 leitos, mas poderá chegar a 160 com o apoio da prefeitura. Os atendimentos serão nas áreas de clínica médica, ginecologia e obstetrícia. "O hospital servirá como campo de estágio na formação de novos profissionais para o setor de saúde", acrescentou Rosimar Viana.
Fonte: Prefeitura de Porto Velho