VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz celebra 30 anos com acervo de quase 9 mil obras - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

O seminário “Desafios da comunicação pública pelo fortalecimento do SUS”, realizado na última sexta-feira (15/6), celebrou os 30 anos de atividades da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e seu legado de mais de quase 9 mil obras. Trata-se de um acervo que inclui curtas, médias e longas-metragens de reportagens, animações, documentários, vinhetas e uma vasta gama de audiovisuais em saúde.

A Biblioteca de Manguinhos foi o local escolhido para o evento em comemoração à toda essa produção. Com apresentações, palestras e homenagens, o seminário recebeu o jornalista Flávio Gonçalves, responsável pela TVE Bahia, que falou um pouco sobre a importância e desafios enfrentados pelas TVs públicas e as demandas pela democratização da comunicação e da internet. A celebração seguiu com a palestra de Daniela Araujo, coordenadora executiva da BemTV, que abordou o audiovisual como instrumento de educação e expressão de lutas políticas a partir de sua trajetória na comunicação popular.

A TVE Bahia é uma das emissoras parceiras da VideoSaúde, exibindo títulos próprios e também difundindo a discussão a respeito da promoção do audiovisual em saúde. Aqui no Rio de Janeiro, o Canal Saúde, criado e gerido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), exibe desde 1999 um programa semanal produzido pela VideoSaúde. O conteúdo traz informações, entrevistas e documentários sobre diferentes temas socioculturais, a partir do conceito ampliado de saúde. O canal de televisão, um projeto que conta com o apoio da Fiotec, está disponível na multiprogramação da TV Brasil, pelo canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília, e no canal 62.4, em São Paulo, na rede aberta do Sistema Brasileiro de TV Digital.

*Com informações da Agência Fiocruz de Notícias (AFN).