A Fiotec apoia o projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à Saúde - QualiSUS-Rede, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Fiocruz (Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde - VPAAPS) e o Ministério da Saúde (Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento - DESID), buscando fortalecer as redes regionalizadas de atenção à saúde no Brasil. Trata-se de um projeto de grande amplitude, que envolve a cooperação entre o Banco Mundial - BIRD e o Ministério da Saúde, que visa somar-se aos esforços permanentes de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).
A implementação do Projeto QualiSUS-Rede está sendo desenvolvida em parceria com todas as secretarias do Ministério da Saúde, através de um processo de formação e acolhimento dos apoiadores institucionais. Estes profissionais atuarão junto aos Estados brasileiros - Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde - na implantação de quinze experiências de redes de atenção à saúde nos vários estados brasileiros, sendo dez experiências em regiões metropolitanas (Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte) e cinco em regiões não metropolitanas (Alto Solimões, Cariri, Bico do Papagaio, Petrolina e Dourados).
Contexto
Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), revela que as filas nas emergências dos hospitais, o longo tempo de espera para a realização de exames e cirurgias e a incapacidade das unidades de saúde de acolherem os pacientes são queixas frequentes entre os usuários do SUS. De acordo com a pesquisa, concluída no final de 2003, mais de 90% da população brasileira é usuária de alguma forma do SUS.
O resultado da pesquisa serviu de parâmetro para a definição das ações do Projeto QualiSUS, como por exemplo alcançar um conjunto de mudanças que visa proporcionar maior conforto para o usuário, atendimento de acordo com o grau de risco, atenção mais efetiva pelos profissionais de saúde e menor tempo de permanência no hospital. Em consequência, espera-se que o QualiSUS contribuia para salvar um maior número de vidas, com a redução dos danos à saúde, além de assegurar a satisfação por parte da população com o atendimento recebido nos hospitais da rede pública.
Fonte: Ministério da Saúde