Clínica da Família Victor Valla realiza Semana de Luta contra Aids - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

A Clínica da Família Victor Valla, que integra a iniciativa Teias-Escola Manguinhos - projeto apoiado pela Fiotec -, promove desde ontem (28/11) até sexta-feira, atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado no dia 2/12. A Semana de Luta Contra Aids contará com apresentação musical, camelô educativo, rodas de conversa sobre aumento de novos casos na região, formas de contágio e prevenção, apresentação de grupo de teatro e, encerrando a festa, desfile do Bloco da Saúde. As atividades são abertas aos moradores da região e não necessitam de inscrição prévia.

Clínica atende moradores da região de Manguinhos

A Clínica da Família Victor Valla foi inaugurada em abril de 2010 e está situada na Av. Dom Hélder Câmara 1.390, em anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Manguinhos. É voltada para o atendimento dos moradores da região. Seu nome foi dado em homenagem ao pesquisador da ENSP, Victor Vincent Valla, cuja trajetória de mais de quarenta anos de engajamento político e de trabalho junto aos pobres, atuando diretamente com os segmentos mais miseráveis da população, conciliou saber científico e experiência popular.

A clínica é um dos Núcleos de Apoio às Equipes de Saúde da Família, funcionando como uma pequena rede social e assistencial com ensino, pesquisa e inovação. O projeto busca a construção de redes e de um território integrado a partir da constituição da cobertura de 100% da saúde da família. Dessa forma, é possível integrar as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde no território de Manguinhos. Na Clínica da Família Victor Valla estão alocadas 5 das 11 equipes de Saúde da Família.

Teias-Escola Manguinhos tem modelo participativo de gestão em saúde

A iniciativa Teias visa constituir, no bairro de Manguinhos, um território integrado de saúde, com um modelo participativo de gestão em saúde enfocando a intersetorialidade e os determinantes sociais da saúde. O conceito do Teias é uma estratégia de aperfeiçoamento político-institucional, gerencial e de organização da atenção do SUS. A iniciativa é gerenciada pela ENSP, e suas atividades e serviços de saúde da rede assistencial básica na comunidade serão realizados através do conceito de Território Integrado de Atenção à Saúde.

Fonte: Ensp (texto modificado)