Projeto da Fiocruz que visa reconstruir o sistema de saúde do Haiti tem apoio da Fiotec - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

A Fiotec apoia a Fiocruz no projeto “Fortalecer o Sistema de Saúde do Haiti, no âmbito do Programa de Cooperação Tripartite Brasil – Cuba – Haiti”, que tem o objetivo de reconstruir o sistema de saúde haitiano. Antes de ocorrer o terremoto que devastou o país, em janeiro de 2010, cerca de 40% da população não tinha acesso aos cuidados básicos de saúde. A proposta é que o serviço de saúde tenha um desempenho superior à situação precária existente antes do tremor, atendendo a população de forma integrada.

Para isso, o projeto pretende identificar e reconstruir as estruturas físicas atingidas, desenvolver ações na área de higiene, saúde pública e saneamento, além de reforçar a capacidade de resposta do Ministério de Saúde haitiano em caso de catástrofe. O papel do Brasil é financiar e fornecer infraestrutura para ações e serviços, enquanto Cuba é responsável pelo apoio logístico às operações e envio de profissionais de saúde ao Haiti.

A longo prazo, o objetivo é que o país seja autossuficiente na gestão de saúde pública, seguindo o modelo do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. A inclusão da Fiocruz no grupo de trabalho do Ministério da Saúde brasileiro deve-se ao fato de que as diversas unidades da Fundação apresentam expertise nas áreas desta cooperação. Integram esta articulação a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (ICICT) e o Canal Saúde da Fiocruz.

A Ensp participará do programa de Vigilância Epidemiológica e do Programa Nacional de Imunização. O ICICT assistirá na implantação do sistema de informação e permitirá a comunicação transversal dos projetos. Já o Canal Saúde auxiliará na implantação de um sistema de comunicação voltado à população, com forte participação dos haitianos.

A coordenação da gestão do programa Fiocruz ficará sob responsabilidade do Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS), que será o ponto focal da Fiocruz no programa de cooperação. A Fiotec, como fundação de apoio à Fiocruz, contribui para esta missão de fortalecer o Sistema de Saúde do Haiti, tornando possível, assim, o alcance dos objetivos, metas e resultados.

Fonte: Fiocruz

Foto: Ricardo Barcelos

*Reportagem publicada na revista Tecnologia Cidadã, do Confies.