Fiotec apoia projeto que é referência nacional em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

A Fiotec segue dando apoio à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) no desenvolvimento de projetos de sucesso. A exemplo da Estação da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde (Observa RH) da unidade, que desde 1999 é referência nacional para o debate das ações governamentais na área de políticas de investigações sobre Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde.

A rede Observa RH é coordenada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, em cooperação técnica com a Organização Pan-Americana da Saúde-OPAS/Brasil. Atualmente, ele congrega 21 países da Região das Américas.

A estação da Ensp trabalha, prioritariamente, com as seguintes áreas temáticas: Trabalho e Educação na Saúde; Mercado de Trabalho em Saúde; Perfis Profissionais; Regulação e Negociação do Trabalho; Mercosul, Regiões de Fronteira e Migrações; Gestão do Trabalho no SUS; e Indicadores para medir o Mercado de Trabalho em Saúde.

Dentre as 21 grandes pesquisas já realizadas pela estação está o “Perfil dos Médicos no Brasil”, cujo objetivo foi produzir comparativos entre os países da América Latina e Caribe enfocando dados quantitativos sobre mercado de trabalho em saúde. Também foram realizados diversos trabalhos acadêmicos desde a criação da estação.

Perfil da Enfermagem no Brasil

Atualmente, estão em andamento três pesquisas com a coordenação técnica da estação da Ensp. Uma delas é o “Perfil da Enfermagem no Brasil”, que busca descrever a dinâmica atual do mercado de trabalho e as tendências e perspectivas da enfermagem, dentro do atual contexto social, econômico e político brasileiro.  O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e a Federação Nacional de Enfermagem (FNE) são órgãos parceiros nesse estudo.

Fonte: Observa RH Ensp e Rede Observatório