Clínica Victor Valla amplia acesso em Manguinhos - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

Com a marca de 17.683 usuários e 6.043 famílias cadastradas, distribuídas em seis equipes da Estratégia Saúde da Família, a Clínica da Família Victor Valla, que integra o Projeto Teias – Escola Manguinhos, apoiado pela Fiotec, encerrou com sucesso suas atividades de 2011.

No último mês do ano, a Clínica recebeu sua sétima equipe de saúde, sendo esta da modalidade 'Consultório na Rua', que atende, particularmente, aos usuários não domiciliados no território Manguinhos, buscando ampliar o acesso aos usuários de drogas e moradores de rua que representam a realidade local. Além disso, realizou cerca de 38 mil visitas domiciliares pelos Agentes Comunitários de Saúde e mais de 11 mil consultas médicas.

Em 2011, a clínica desenvolveu diversas atividades em prol da população de Manguinhos, como a inauguração da Academia Carioca, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC), que atende, prioritariamente, aos usuários com doenças crônicas (hipertensão e diabetes), obesidade e casos especiais. "Chegamos a 527 cadastrados e à frequência regular de 352", lembrou o gerente da Clínica, Alex Mello. Outra ação em 2011 foi a criação do espaço de Educação Permanente em Saúde, que auxilia nos processos educativos das equipes e na articulação intersetorial da Clínica, do Teias, da SMSDC e demais unidades de interesse para o território.

Leia mais

Fonte: Informe ENSP (texto adaptado)