(Foto: Peter Ilicciev)
O Programa Inova Fiocruz está com inscrições abertas para a segunda rodada do edital Geração de Conhecimento e Novos Talentos. A submissão de projetos pode ser feita até 8 de novembro, por meio do site do programa. Não serão aceitas propostas em torno do tema Covid-19.
Desta vez, o edital se destina a recém-doutores que sejam servidores da Fiocruz. É preciso que o título tenha sido obtido após o dia 1º de janeiro de 2016, condição que poderá ser ajustada em até dois anos para mulheres com filhos. Dessa maneira, mulheres com um único filho deverão ter obtido o grau de doutora depois de 1º de janeiro de 2015 e mulheres com dois ou mais filhos, depois de 1º de janeiro de 2014.
Serão repassados, ao todo, mais de R$ 2 milhões para até 30 projetos a serem executados no período máximo de 18 meses. Os projetos que participaram da primeira rodada do Edital Novos talentos (03/2018) poderão aplicar para esta nova chamada, desde que a proposta apresentada demonstre os avanços obtidos anteriormente e represente uma clara evolução do projeto original.
O Programa Inova Fiocruz
Com o objetivo principal de incentivar a transferência para a sociedade do conhecimento gerado em todas as áreas de atuação da Fiocruz, com financiamento do Fundo de Inovação da Fiocruz e do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), o Inova Fiocruz está estruturado em quatro eixos: Institucional e Cadeia Produtiva; Encomendas Estratégicas; Redes e Capacitação; e Desenvolvimento Regional. Em 2019, a Fiotec assinou os contratos que oficializaram a gestão de 250 projetos inseridos no Programa.