Datacenter é inaugurado na Bahia com apoio da Fiotec - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

(Foto: Antônio Laranjeira)

Foi inaugurado no dia 9 de junho um novo datacenter do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), no Parque Tecnológico da Bahia. O evento de abertura contou com a presença de diretores, pesquisadores e técnicos de diferentes unidades da Fiocruz, além de representantes nacionais e internacionais de diversas instituições de ciência e tecnologia.

O centro tem como objetivo ampliar o armazenamento e integração de dados sociais e de saúde, que estarão reunidos em um só lugar. Essas informações darão suporte às instituições relacionadas sobre determinantes sociais da saúde, aspectos epidemiológicos relacionados a doenças e avaliações de políticas públicas.

Nísia Trindade, presidente da Fiocruz, reafirmou a importância do datacenter em um vídeo enviado para a cerimônia. Segundo ela, o equipamento poderá aprimorar a análise de dados com segurança e velocidade, expandindo a capacidade da análise de dados administrativos e de saúde.

Durante o evento também foi discutida a segurança da informação, seguindo as normas previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O coordenador-geral de Ações Estratégicas em Pesquisa Clínica do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Saúde (Decit/MS), Max Nóbrega, destacou a expertise do Cidacs/Fiocruz na gestão de grandes volumes de dados com muita segurança da informação.

O projeto contou com apoio da Fiotec e financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), junto à Fundação Bill e Melinda Gates. Foi de responsabilidade da instituição a aquisição de serviços e instalação, como o fornecimento do projeto executivo e demais equipamentos elétricos para o funcionamento do datacenter.