Fiotec apoia execução do programa Inova Saúde Indígena - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

(Foto: Raquel Portugal/Fiocruz Imagens)

No dia 12 de agosto aconteceu a reunião de integração do programa Inova Saúde Indígena, que visa apoiar projetos que contribuam para o aprimoramento do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). As atividades foram iniciadas nos primeiros meses deste ano e um novo edital foi lançado em agosto, por meio das vice-presidências de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) e de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB).

Os quatro participantes do programa – Fiotec, Escritório de Projetos da Fiocruz, subcoordenadores dos projetos e a equipe do programa Inova – puderam fazer uma breve apresentação inicial durante o encontro, que foi conduzido por Sandra Fraga, da VPAAPS, e Guilherme Netto, coordenador geral do programa. Atualmente, são 17 coordenadores e 23 projetos submetidos, sendo 17 recomendados.

O edital terá duração de dois anos e visa fomentar projetos voltados ao atendimento de populações indígenas nas distintas regiões do País, incluindo as aldeadas e as que vivem em zonas urbanas. A Fiotec apoia a execução do programa, que trabalha pela garantia de uma atenção diferenciada, considerando as vulnerabilidades emergentes e reemergentes em saúde dessa população.

Natalia Salvador, uma das coordenadoras da equipe de Projetos da Fiotec, parabenizou a iniciativa e agradeceu a oportunidade em nome de toda a instituição: “somos privilegiados e orgulhosos de fazer parte desse movimento. Vamos estar juntos o tempo todo, ao longo da execução [do programa]”. Além de Natalia, participou da reunião de integração o analista Igor Dias, que será o responsável por acompanhar a execução do programa na Fiotec.

Dia Internacional dos Povos Indígenas

A reunião aconteceu no mesmo mês em que se comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrada em 9 de agosto. O objetivo da data é promover a luta pela garantia de condições de existência minimamente dignas aos povos indígenas de todo o planeta, principalmente no que se refere aos seus direitos à autodeterminação de suas condições de vida e cultura, bem como a garantia aos Direitos Humanos.