Profissionais contratados pela Fiotec atuaram em estudo para prevenção de doenças em Petrópolis - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

Rede Vigiar SUS Petropolis siteFoto: divulgação Prefeitura Municipal de Petrópolis.

Psiquiatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos, contratados pela Fiotec, atuaram junto a profissionais da Secretaria de Saúde de Petrópolis no desenvolvimento de um relatório que servirá como base para o desenvolvimento de ações de prevenção de doenças e promoção da saúde em áreas atingidas pelas tragédias de fevereiro e março de 2022. O trabalho aconteceu entre os meses de agosto e novembro do ano passado, nos bairros petropolitanos de Alto da Serra e adjacências, como Vila Felipe e Chácara Flora; Sargento Boening; Floresta; Caxambu; Lusitano; Siméria; São Sebastião; e 24 de Maio.

As equipes compuseram uma das metas do projeto Rede Vigiar-SUS, de abrangência nacional, gerido desde 2020 de forma compartilhada pela Fiocruz e Fiotec. As atividades em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, foram voltadas ao enfrentamento de desastres, e realizadas com o assessoramento técnico do Fórum Itaboraí, em parceria com a Prefeitura de Petrópolis. “A Fiotec foi responsável pela contratação de 16 profissionais, que atuaram durante o período de três meses. A equipe esteve fisicamente nos locais mais afetados pelos desastres do ano passado, em contato direto com a população, mapeando a situação dos habitantes”, explica a analista Janaina Francisco, responsável por acompanhar a gestão do projeto na Fiotec.

Os profissionais vinculados à Rede Vigiar-SUS fizeram um reconhecimento junto às comunidades para entender onde estão as famílias atingidas pelas tragédias, o que elas passaram e quais são seus vínculos com o território. A ideia é promover a saúde a partir da perspectiva de quem vive na região e conhece bem suas vulnerabilidades e potencialidades.

Rede Vigiar-SUS para o Enfrentamento da Covid-19
O projeto gerido pela Fiotec tem como objetivo maior tornar a rede nacional de vigilância em saúde mais robusta e preparada, pensando no enfrentamento de emergências de saúde pública no Brasil. Suas iniciativas são voltadas a estruturação de laboratórios para combate à Covid-19 na Fiocruz, ampliando o conhecimento sobre a doença, além de a capacitação de profissionais do Cievs, Renaveh, e no Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS).


Com informações do portal Diário de Petrópolis.