Diretor da Missão da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) para o Brasil, Ted Gehr visitou, em 21 de abril, a sede da Fiocruz Amazônia, em Manaus, para conferir de perto os resultados das três frentes de atuação do Projeto Amazônia: Ciência e Solidariedade no Enfrentamento à Covid-19. O projeto, iniciado em julho de 2022, é executado pela Fiocruz Amazônia e a Fiotec, com apoio financeiro da Usaid, em parceria com a NPI Expand e SITAWI Finanças para o Bem.
A comitiva, formada também por executivos da Usaid e NPI Expand, foi recebida pela diretora da Fiocruz Amazônia, Adele Schwartz Benzaken e a equipe de gestores responsáveis pela execução do projeto, que englobou os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.
Participaram da visita Ellen Halbach, da equipe de Resposta Covid-19 da Saúde Global Usaid; Natalia Lopez-Hurst, oficial de comunicação da Usaid em Brasília; Nina Best, líder da Equipe Nacional NPI Expand (Palladium BR); Beatriz Ferreira, associada sênior de Negócios da Palladium BR; Aysa Saleh, gerente sênior de Programas da NPI Expand Brasil em Washington (Palladium US); e Felipe Storch, coordenador de Acordos de Doação da Palladium BR.
Conheça o NPI EXPAND
A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), a Iniciativa de Novos Parceiros, Ampliando Parcerias em Saúde (NPI EXPAND) e SITAWI (Finanças do Bem) formam a parceria para apoiar a Resposta à Covid-19 na Região Amazônica brasileira. A “NPI EXPAND Brasil: Resposta à Covid-19 na Região Amazônica Brasileira (fase 2)” é uma iniciativa que engaja organizações da sociedade civil (OSCs) em parcerias estratégicas para alavancar soluções inovadoras e escaláveis para fortalecer a resposta rápida a emergências e o combate à doença. A primeira fase da iniciativa, também conhecida como “PPA Solidariedade”, contou com a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA). Essa parceria inovadora com o setor privado distribuiu mais de 23 mil cestas básicas e kits de higiene, capacitou mais de 500 agentes comunitários de saúde, doou mais de 1,4 milhão de máscaras feitas por costureiras locais e divulgou mensagens educativas de prevenção para mais de 875 mil pessoas na região.
A segunda e nova fase da iniciativa está promovendo maior resiliência das comunidades amazônicas através do apoio amplo a vacinação contra a Covid-19, de campanhas de informação e combate à fake news, fortalecendo os sistemas locais de saúde na região com equipamentos e insumos para detectar, prevenir e controlar a transmissão da doença, bem como, treinar profissionais de saúde, realizar o acompanhamento de casos agudos e tratar as sequelas de síndrome pós Covid-19.
Fonte: Agência Fiocruz de Notícias (AFN), com informações adicionais da equipe NPI EXPAND.