Cidacs/Fiocruz Bahia realiza integração com áreas da Fiotec - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

CIDACS

Nos dias 19 e 20 de junho, representantes do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) realizaram uma visita à Fiotec, com o objetivo de apresentar a instituição, explicar sua ligação com o IGM e fazer uma integração com as áreas da Fiotec para estreitar relações. A apresentação foi mediada por Cristiana Almeida e Fernanda Revoredo, responsáveis pela execução e planejamento operacional das atividades dos projetos junto à coordenação.

A Fiotec é a responsável pelo gerenciamento dos recursos recebidos dos financiadores nacionais e internacionais, que geram o capital para manter o Centro e seus equipamentos de última geração. Dentre os financiadores que apoiam o Cidacs estão Bill e Melinda Gates Foundation, Rockfeller Center, NIHR, NIH, Wellcome Trust, além de recursos provenientes de TEDs nacionais.

“Hoje temos em torno de 14 projetos na Fiotec, que são executados no Cidacs. O Centro é coordenado pelo professor Mauricio Barreto e, atualmente, conta com mais seis servidores Fiocruz, que ficam alocados fisicamente lá”, explica Erica Nascimento, analista de Projetos de Execução Internacional da Fiotec.

Sobre o Cidacs/Fiocruz Bahia

O Cidacs é o Centro de Dados do IGM (Fiocruz Bahia), porém não dividem o mesmo endereço geográfico. Lá são realizados estudos e pesquisas com base em projetos interdisciplinares originados na vinculação de grandes volumes de dados, no âmbito das suas plataformas: Coorte de 100 Milhões de Brasileiros; Plataforma Zika; Tecnologias e Inovações para o SUS; Equidade e Sustentabilidade Urbana; Bioinformática e Epidemiologia Genética (Epigen).

Além disso, o Cidacs desenvolve novas metodologias investigativas e promove capacitação profissional e científica. A missão do Centro é contribuir com a produção de conhecimentos científicos inovadores para ampliar o entendimento dos determinantes e das políticas sociais e ambientais sobre a saúde da população.