Fiotec participa de encontro científico com representantes da Comissão Europeia - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

(Foto: Clara Tavares/Ascom Fiotec)

O Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris) e a Euraxess Latin America and Caribbean (LAC) promoveram, no dia 3 de julho, um encontro científico com a comunidade Fiocruz para apresentar o Horizon Europe, iniciativa da Comissão Europeia. O evento teve a participação da coordenadora regional da EURAXESS Brasil e LAC, Charlotte Grawitz, além de profissionais da área de Projetos da Fiotec e demais membros da Fiocruz, como Maria de Lurdes Aguiar, vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas, e Paulo Buss, coordenador do Cris/Fiocruz.

Durante a abertura do evento, Paulo destacou a importância da cooperação entre as duas regiões, Europa e América Latina, para a resolução das mazelas que assolam o mundo todo. Ele disse que, após o período da pandemia de Covid-19, “nós tivemos que inovar na pesquisa em saúde para que chegassem as respostas necessárias aos problemas identificados no sistema de saúde brasileiro”.

Representando o consórcio, Charlotte apresentou o Horizon Europe, iniciativa de fomento à pesquisa e inovação da Comissão Europeia, a maior do tipo em todo o mundo. Ela explicou aos participantes que existem dois tipos de chamadas para o HE: a destinada a pesquisadores individuais e entidade legal; e a que conta com a participação de, pelo menos, três instituições diferentes.

A especialista explicou que a EURAXESS é uma plataforma da Comissão Europeia dividida em cinco eixos: vagas de trabalho e oportunidades; módulos de capacitação; parceiros; informações práticas; e parceiros que fazem a ponte entre os países membros.

Representando a Fiotec, Thaissa Takamoto e Nina Fernandez apresentaram a área de Projetos da instituição e qual o seu papel na submissão dos projetos Fiocruz. Nina reiterou que a parceria entre a fundação e os pesquisadores é muito importante para a execução e prestação de contas dos projetos. As colaboradoras também aproveitaram para dar exemplos de projetos financiados pela Comunidade Europeia e geridos pela Fiotec.

Além dos citados, participaram o coordenador do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema, Marcus Lacerda; o coordenador da PICTIS/Fiocruz, Carlos Eduardo de Andrade; e a assessora para Cooperação com Instituições Europeias do Cris/Fiocruz, Ilka Vilardo.