Apoiado pela Fiotec, Curso de Especialização Gestão em Saúde completa 15 anos - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.


Encontro entre profissionais envolvidos na gestão do curso aconteceu na sede da Fiotec, no Rio de Janeiro (foto: Comunicação/Fiotec)

Em novembro, a Fiotec abriu as portas de sua sede para a oficina que marcou os 15 anos do Curso de Especialização Gestão em Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, a Ensp/Fiocruz. Ao longo do dia 9, coordenadores, tutores, orientadores de aprendizagem e assessores pedagógicos discutiram melhorias no conteúdo oferecido pelo curso, para mantê-lo atualizado e conectado aos novos desafios em gestão de sistemas e serviços de saúde.

“Os debates [do dia 9 de novembro] refletiram o grau de maturidade e a boa curva de aprendizagem que alcançamos ao longo desses 15 anos”, comenta a diretora técnica da Fiotec, Vanessa Costa, que também atua na equipe de coordenação e como conteudista da capacitação, desde o início do projeto. Ela conta que a primeira oferta do curso aconteceu em 2008, já com apoio da Fiotec, em uma parceria com a Universidade Aberta do Brasil, programa do Capes/MEC. “A atuação da Fiotec é fundamental ao apoiar a elaboração do material didático usado e na organização das atividades presenciais. A maioria delas acontece em municípios pequenos, como Breves, na Ilha do Marajó, Xapuri/AC, Juazeiro da Bahia e Olho d’Água das Flores/AL, por exemplo”.

O Curso de Especialização Gestão em Saúde chega a 2023 com mais de 2 mil trabalhadores da área de saúde formados em todo o Brasil, e com baixa taxa de evasão. Para concluir a capacitação, cada profissional precisa desenvolver uma análise de seu cotidiano de trabalho e implementar melhorias concretas nesses ambientes. Assim, o conteúdo oferecido contribui para a reorientação das práticas de saúde, das relações de trabalho, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) como projeto civilizatório.

Hoje, a formação alcança também trabalhadores que atuam em áreas com pouca ou nenhuma oferta de especialização, e que não têm disponibilidade para aulas presenciais. “Ouvimos depoimentos do tipo ‘nunca imaginei que conseguiria fazer um curso da Fiocruz, é um sonho’. É muito gratificante acompanhar a melhoria dessa formação, a evolução de seu conteúdo e dos processos de interação pedagógica ao longo desses anos”, celebra Vanessa.

Formação que democratiza o conhecimento em saúde
Em 2008, ano de sua primeira oferta, o Curso de Especialização Gestão em Saúde foi desenvolvido na modalidade remota, pensando em atingir tanto os profissionais que atuam no planejamento e programação das ações, quanto aqueles que avaliam os serviços e práticas de cuidado em saúde por todo o País.

Apesar de a desconfiança que existia sobre a qualidade de formações oferecidas nessa modalidade, à época, a atuação de Antônio Ivo de Carvalho e sua equipe foi determinante para a implementação deste e muitos outros cursos a distância oferecidos pela Ensp/Fiocruz. Ao longo de anos, trabalhadores da saúde de todo o País tiveram acesso a formações de qualidade, alinhadas a sua realidade de trabalho e vida. Hoje, são mais de 68 mil profissionais formados em cursos remotos desenvolvidos pela Ensp, em todos os estados brasileiros e outros cinco países.