(Imagem: DC Studio/Freepik)
A Fiotec é a responsável pela gestão financeira de projeto da Fiocruz para ampliação da telemedicina no Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso do Sul. É previsto um investimento de até R$ 5,4 milhões para realização, totalmente remota, de consultas médicas, monitoramento de pacientes, e análise de resultados de exames.
Será papel da Fiocruz Mato Grosso do Sul oferecer suporte técnico aos profissionais de saúde que atuam em regiões remotas e têm o desafio de reduzir desigualdades no acesso à saúde no estado. Um dos objetivos do projeto é utilizar ferramentas tecnológicas para melhorar o acesso e efetividade do atendimento ambulatorial em unidades localizadas nessas áreas, como as USFs (Unidades de Saúde da Família), que são porta de entrada para a população.
A Fiotec, por sua vez, fará a gestão dos recursos a serem utilizados na execução dos serviços previstos pelo projeto. Os pacientes do SUS no Mato Grosso do Sul serão beneficiados com teleconsultas entre médico e paciente; teleinterconsulta para discussão e troca de informações entre os profissionais; teleconsultoria entre esses profissionais e seus gestores; teleducação para aprendizagem das equipes de atendimento; além de telediagnósticos, que permitirão a análise de exames a distância. Inicialmente, o projeto estará vigente até 2026.
Com informações do portal Enfoque MS.