(Foto: divulgação)
A Fiotec participou do treinamento presencial intitulado “MSCA postdoctoral fellowships proposal writing”, sobre elaboração de propostas de bolsas de pós-doutorado Marie Skłodowska-Curie (MSCA), no dia 30 de abril, no Rio de Janeiro. A programação foi proposta no âmbito da parceria “EURAXESS – Researchers in Motion”, uma iniciativa da Comissão Europeia, que promove o desenvolvimento das carreiras e a mobilidade de pesquisadores e visa fortalecer a colaboração científica entre a Europa e outros países do globo, e o Departamento de Excelência Científica e Recrutamento de Talentos da Universidade de Coruña, na Espanha. Thaiany Medeiros, analista de Projetos Internacionais da Fiotec, e Flávia Paixão, da Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa) da Fiocruz, participaram do evento.
O treinamento objetiva impulsionar a submissão por parte dos jovens pesquisadores que possuem doutorado, ou estão em vias de finalizar, e têm até oito anos de experiência na área da pesquisa, em todas as áreas do conhecimento, incluindo saúde. Por meio do treinamento, espera-se ajudar os pesquisadores locais e fundações de apoio à pesquisa para entenderem as chamadas europeias a fim de obter o máximo de aproveitamento e aprovação. O evento contou com as instrutoras: Charlotte Grawitz, representante regional da EURAXESS na América Latina e no Caribe, e Elena Solera, da Oficina de Captação de Pesquisadores da Universidade de Coruña, Espanha.
Segundo Thaiany, o treinamento com as duas consultoras foi de suma importância para entender como a redação de uma proposta para bolsas e grants internacionais deve funcionar a fim de obter a aprovação. Dessa forma, com essas capacitações e treinamentos, a Fiotec pode estar mais preparada para apoiar jovens pesquisadores em obter sucesso na submissão de suas pesquisas e grants, com o alinhamento perfeito entre as propostas, que inclui o entendimento dos critérios de elegibilidade e coesão entre as partes (necessidades, soluções e produtos) e os critérios das chamadas.
As Ações Marie Skłodowska-Curie são o principal programa de treinamento e mobilidade para pesquisadores da Comissão Europeia. O objetivo é preparar os pesquisadores com as habilidades e a experiência internacional necessárias para uma carreira de sucesso, seja no setor público ou privado.