A Fiotec está participando do 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes, que acontece até domingo (15/9) em Paraty/RJ reunindo lideranças indígenas, quilombolas e acadêmicos do Brasil e do mundo. O encontro foi criado em 2024 como um espaço para fortalecer o debate sobre a garantia dos direitos de povos e comunidades tradicionais, além de sua importante contribuição para a preservação do meio ambiente.
Profissionais das equipes de Projetos e Jurídica da Fiotec estão vivendo a experiência de ver, na prática, atividades previstas em projetos apoiados pela instituição. A realização do Encontro é o escopo principal de um projeto e uma das metas de outro, ambos geridos de forma compartilhada com a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz.
Além de uma programação extensa reunindo atores de comunidades tradicionais, da sociedade civil, administração pública e organizações internacionais, o evento promove uma grande feira multidiversa protagonizada por artistas e produtores locais de mais de 20 comunidades caiçaras, indígenas e quilombolas. O espaço é palco também de manifestações culturais desses povos, com exposições artesanais e uma série de apresentações tradicionais e musicais.
O 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes é fruto de uma parceria entre Fiocruz, Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) e Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), programa apoiado pela Fiotec desde 2009. A Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Colégio Pedro II também contribuíram para a realização do evento.