
Nos dias 1º e 2 de outubro, a Fiocruz realizou o II Simpósio da Rede de Plataformas Tecnológicas (RPT), com o tema "20 anos de Conexões, Descobertas e Futuro em Saúde". O evento celebrou duas décadas de trajetória da RPT, evidenciando sua contribuição estratégica para o avanço científico e tecnológico na área da saúde.
A RPT é um programa vinculado à Vice-Predisência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz) e constitui uma importante iniciativa de arrecadação de recursos, com o apoio da Fiotec, que atua de forma significativa na viabilização de recursos financeiros por meio da abertura de projetos (AEP), conforme diretrizes do Manual da Cogead/Fiocruz.
Atualmente, os programas de arrecadação da Fiotec, conduzidos pela equipe de Monitoramento, Controle e Encerramento da instituição, vêm ganhando espaço nas práticas de apoio da fundação, devido a sua diversidade de modelos e atendimento a necessidades específicas de cada unidade. O RPT, neste contexto, é um excelente exemplo de um programa robusto, com um objetivo claro: "prover acesso a serviços especializados e expertise técnica para a comunidade científica e a sociedade, e prospectar a internalização de tecnologias inovadoras".
A programação do Simpósio reuniu atividades como a reconstrução da trajetória coletiva da RPT, seguida pela apresentação de uma linha do tempo institucional. Ainda foi realizado o lançamento da revista comemorativa pelos 20 anos da iniciativa, além da sessão especial "Identificando Avanços – RPT entre um Simpósio e outro", que destacou os principais marcos recentes do programa.
Parceria que se fortalece
Igor Gama, profissional da equipe de MCE que representou a Fiotec no evento, conta que um momento especial foi a homenagem realizada pela equipe da VPPCB à fundação de apoio. Profissionais da Vice-Presidência reconheceram o trabalho feito pela Fiotec e destacaram a atuação do analista em demandas do programa de arrecadação da RPT. "Foi uma honra receber esse reconhecimento, que simboliza o impacto positivo do nosso trabalho e a solidez dessa parceria. Sou muito grato às minhas colegas de equipe, Shirlei Miguel e Ágata França, que foram fundamentais na minha formação e no desenvolvimento das competências necessárias para a condução de um programa como esse. Sem o apoio e o conhecimento transmitido por elas, os resultados que hoje celebramos certamente não seriam possíveis", ressaltou Igor.
