Pesquisa que vai traçar o Perfil da Enfermagem no Brasil é apoiada pela Fiotec - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) iniciou, em fevereiro deste ano, uma pesquisa que vai traçar o Perfil da Enfermagem no Brasil. O questionário, que deve ser aplicado em um universo de 60 mil profissionais, vai abordar os seguintes quesitos: identificação socioeconômica, formação profissional, acesso técnico-científico, mercado de trabalho, satisfação no trabalho e no relacionamento e participação sócio-política. O projeto é desenvolvido com o apoio da Fiotec e em parceria com a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Em entrevista ao Informe Ensp, a coordenadora da pesquisa, Maria Helena Machado, afirmou que a ideia de traçar um perfil da enfermagem no Brasil foi recebida de forma positiva pelos profissionais da classe. Ela afirma que o contingente de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem no Brasil chega a 1,5 milhão de trabalhadores e que eles veem a pesquisa como uma possibilidade de melhorar suas condições de vida e trabalho. 

A coordenação do projeto também criou sete grupos de trabalho para discussão dos temas. São eles: Conformação da Profissão da Enfermagem; Regulação do Trabalho em Saúde; Formação e Educação Profissional; Mercado de Trabalho e a Enfermagem; Migração, Mercosul e Integração Regional; Promoção da Saúde do Trabalhador da Enfermagem; e Organizações Corporativas e Enfermagem nas Grandes Instituições Empregadoras.

Lançamento do site

O site da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil foi lançado na última sexta-feira (11/5). Lá é possível conhecer outras pesquisas sobre o tema, acessar links de interesse e entrar em contato com os coordenadores da pesquisa. Em breve o questionário estará disponível para preenchimento online.

Fonte: com informações da Ensp, do Conselho Nacional de Saúde e do site do projeto.