No dia 17/9, as colaboradoras da Fiotec Maria Aparecida Silva, gerente de Projetos, e Andréia Pinto, analista de Projetos, estiveram no Campus Fiocruz da Mata Atlântica (CFMA) em reunião com um consultor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para alinhar detalhes sobre a execução do projeto “Restauração ecológica de 344 hectares de Mata Atlântica com espécies nativas; Reativação do Horto-Escola do Campus Fiocruz da Mata Atlântica”.
O BNDES é financiador da iniciativa, desenvolvida pela Presidência da Fiocruz e apoiada pela Fiotec. A proposta é gerar modelos sustentáveis para a recuperação e conservação dos serviços ambientais do Maciço da Pedra Branca, local que abrange o recém-instalado CFMA. O foco é a revitalização das micro-bacias dos rios Pavuninha e Engenho Novo, além de garantir a oferta de sementes florestais de espécies com ocorrência natural na região, com qualidade genética para produção de mudas a serem utilizadas nessa e em outras restaurações.
Em 2011, foi realizado um levantamento fitossociológico (estudo das associações vegetais) nas áreas onde será desenvolvida a restauração ecológica. Esse trabalho foi a base inicial para a construção da lista de espécies florestais nativas que serão utilizadas neste projeto para plantio, adensamento e enriquecimento. O levantamento de espécies, que inclui coleta e identificação de material botânico, segue em andamento continuamente com o objetivo de aumentar a lista de espécies disponíveis para a restauração e futuras matrizes fornecedoras de sementes.
Também estão sendo incluídas espécies ameaçadas de extinção e com potencial medicinal, que são de grande interesse para a Fiocruz, que trabalha também com a fabricação de fármacos. Atualmente, as principais atividades estão relacionadas à restauração e serviços florestais, como levantamento de espécies e mapeamento das áreas a serem restauradas. Tendo como parceiro o Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico, serão oferecidos cursos de Viveiristas e de Restauração Ecológica no Horto-Escola, com algumas vagas disponíveis para a participação de moradores da região.
Horto Escola
Outra atividade que será desenvolvida é adequação do projeto de arquitetura das edificações no entorno do Horto, que serão utilizadas como sede administrativa. As ações incluem iluminação das calçadas do entorno dos prédios e do perímetro de cercamento, definição do projeto para alimentação dos quadros elétricos e telefônicos com os novos caminhos de distribuição e nova especificação de materiais, entre outros.