Cerimônia de premiação da 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, apoiada pela Fiotec, acontece nesta quarta - Fiotec

Na próxima quarta-feira (31/10), no Museu da Vida da Fiocruz, será realizada a cerimônia de premiação da 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), projeto desenvolvido pela Fiocruz em parceira com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), e apoiado da Fiotec. Na ocasião, os alunos e professores que tiveram seus projetos selecionados nas avaliações regionais e, posteriormente, na etapa nacional, serão premiados por suas propostas com medalhas, placas honrosas e brindes da Olímpiada. Os ganhadores receberão ainda passeios socioeducativos na cidade do Rio de Janeiro.

A OBSMA tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares relacionadas à saúde e ao meio ambiente nas escolas de todo país. Neste ano, a edição é especial, pois chega embalada pela Rio + 20 e pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizadas no Brasil também em 2012.

Etapas anteriores

A olímpiada é organizada em seis coordenações regionais, que englobam todos os estados brasileiros. São elas: Regional Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal), Regional Minas-Sul (Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Regional Nordeste I (Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte), Regional Nordeste II (Alagoas, Bahia e Sergipe), Regional Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima) e Regional Sudeste (Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo). Neste ano foram recebidas 466 propostas em todo o País.

Os professores de turmas de ensino fundamental e médio puderam inscrever projetos dos seus alunos nas modalidades de Produção Audiovisual, Produção de Textos ou Projetos de Ciências. Os trabalhos foram analisados pela comissão avaliadora de cada coordenação regional, composta por pesquisadores e especialistas, que indicaram os destaques de acordo com a as categorias e modalidades. Os projetos selecionados nas regionais seguiram para a etapa nacional, em que os melhores foram eleitos e convidados a participar da premiação que acontece no Rio de Janeiro.

Data: 31/10
Horário: 14h
Local: Museu da Vida – Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ
Mais informações: http://www.olimpiada.fiocruz.br