Fiocruz terá nova unidade no Piauí - Fiotec

Dois mestrados na unidade já estão programados para o primeiro semestre, nas áreas de Medicina Tropical e Vigilância Sanitária. As aulas podem ser iniciadas antes mesmo de as obras serem concluídas. Além disso, estão em andamento seminários com lideranças locais e grupos de pesquisa, focados em subsidiar a implantação da unidade, e a identificação das principais ações de cooperação entre a Fiocruz e as instituições e grupos de pesquisa do Piauí.

Em reunião com representantes da Fiocruz, o secretário de Saúde do Estado do Piauí, Ernani Maia, ressaltou a importância de a fundação ter representação no Estado e espera que, com isso, haja uma melhora na saúde da região e em diversos outros aspectos, como ensino, pesquisa e assistência.

Mestrados e cursos

Com previsão de lançamento de edital ainda em janeiro, o mestrado acadêmico em Medicina Tropical oferecerá 10 vagas. As aulas devem ser iniciadas em março. Já o mestrado profissional em Vigilância em Saúde está previsto para abril e vai oferecer 20 vagas.

Outras parcerias entre a UFPI e a Fiocruz preveem a realização de doutorado em Saúde e Ambiente, previsto para o segundo semestre deste ano, e cursos técnicos com duração de 180 horas.

Fonte: CCS-Fiocruz / Portal Fiocruz / Portal Cidade Verde