O congresso é um dos eventos mais importantes na área de Medicina Tropical. A comissão organizadora tem como objetivo tornar esse encontro um fórum de troca de experiências, debates de novas ideias e oportunidades de interação para estimular linhas de pesquisas e apoio às pesquisas, além de promover o debate sobre os avanços em todas as áreas de estudo.
Submissão de resumos
Os interessados em enviar resumos devem acessar o site para efetuar a inscrição. Os temas são: Genômica, transcriptômica, proteômica e metabolômica; Genética, evolução e taxonomia; Biologia celular e molecular; Bioquímica celular e molecular; Bioquímica, quimioterapia, desenvolvimento de drogas e resistência; Imunologia clínica e experimental; Desenvolvimento e ensaios de vacinas; Diagnóstico clínico e experimental; Leishmaniose clínica; Saúde operacional; Biologia e controle de vetores; Reservatórios; Epidemiologia; Programa de control; e outros tópicos especiais.
Leishmaniose e a escolha pelo Brasil
A leishmaniose é uma doença crônica de manifestação cutânea ou visceral, comum ao homem a o cão. No homem, sua transmissão é dada através da picada do inseto Lutzomya longipalpis. Tanto a leishmaniose cutânea quanto a visceral são endêmicas em muitas partes do país, onde continuam a causar problemas graves de saúde, apesar de enormes esforços, que foram realizados por autoridades brasileiras de saúde pública.
O Brasil foi escolhido como sede por ter a maior comunidade científica no estudo desta doença, além de ser o país da América Latina com os maiores números de casos da doença, especialmente com o aumento alarmante no número de focos urbanos da leishmaniose visceral.
Mais informações podem ser obtidas no site da Conferência.