Colaboradores da Fiotec ministram treinamento na Fiocruz Pernambuco - Fiotec

Luciana enalteceu a visita, comentando o quanto o contato direto com os coordenadores é significativo. “Como analista, pude entender de forma macro os projetos que serão acompanhados por mim e perceber a necessidade específica de cada coordenador”, explicou.

Ela também ressaltou a importância do encontro para os próprios coordenadores dos projetos. “Através do treinamento, eles se sentiram mais seguros em relação à execução de seus projetos nos moldes do Manual de Execução da Fiotec. Afinal, nosso papel foi transmitir que a instituição possui plena estrutura para atender e conduzir os projetos de forma excelente, eficaz e, acima de tudo, transparente”, finalizou a colaboradora.

Conheça os dois novos projetos da Fiocruz Pernambuco, apoiados pela Fiotec

O primeiro projeto trata do “Estudo da soroprevalência das doenças transmitidas por roedores na região Nordeste do Brasil”. O objetivo é atualizar as informações sobre as populações de roedores/hospedeiros e pulgas/vetores na região, capacitar recursos humanos, ampliar as coleções biológicas e assessorar os programas de controle das doenças transmitidas por esses animais.

O outro projeto avalia a “Situação do tracoma em áreas de risco epidemiológico na população brasileira”. Dentre as principais metas está a realização do diagnóstico de situação, por amostragem domiciliar, em locais onde a estimativa da ocorrência de tracoma ativo (doença reconhecida como importante causa de cegueira no mundo) é maior ou igual a 5%, em crianças menores de 10 anos. Visa também apoiar a realização de atividades das equipes de campo da atenção primária e vigilância em saúde na elaboração de amostras e suporte operacional, além do desenvolvimento de material educativo e instrucional.