Inscrições para Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde vão até 15/10 - Fiotec

Estão abertas, até 15/10, as inscrições para a 1ª edição do Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde. O prêmio, uma iniciativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Abrasco, o Conass e o Conasems, busca reconhecer, promover e premiar iniciativas de Educação Popular em Saúde realizadas em diálogo com organizações e atores da sociedade civil, voltadas ao enfrentamento dos determinantes sociais da saúde, em especial aquelas que propiciem a articulação da cultura e dos saberes e práticas populares com as ações e políticas públicas de saúde.

A ideia é fortalecer as experiências de Educação Popular em Saúde por meio da arte, cultura, saberes e criatividade e valorizar as práticas tradicionais e populares de cuidado em saúde que preservam os princípios da integralidade e humanização, as práticas que se utilizam da arte e da cultura como ferramentas de educação e promoção da saúde. São quatro as categorias para inscrição:

Textos Artísticos - poesias, contos, cordéis ou outras formas textuais em que a linguagem seja comunicada com criatividade e que apresentem reflexões, sentimentos e ideias sobre o mundo popular em saúde.

Produções Audiovisuais e Musicais - englobam o conjunto de meios de comunicação como: vídeos, áudios ou peças teatrais filmadas, assim como a diversidade de formatos musicais.

Narrativas e Relatos - constituem depoimentos sobre acontecimentos reais em que se destaca o movimento dos fatos, mantendo aceso o interesse do leitor, expondo acontecimentos significativos, suas repercussões e os aprendizados desenvolvidos a partir de então. Trata-se de produções escritas ou orais registradas em áudio ou vídeo.

Pesquisas e Sistematizações - textos científicos desenvolvidos por atores dos serviços de saúde, de entidades sociais e populares, de universidades e centros de ensino, visando à socialização de descobertas, questionamentos e metodologias. Nesta categoria, poderão ser apresentados artigos, teses e dissertações.

As premiações serão realizadas durante a 14ª Conferência Nacional de Saúde. Informações completas no link.

Victor Valla

Victor Vincent Valla (1937-2009), pesquisador Emérito da Fundação Oswaldo Cruz e pesquisador da ENSP/Fiocruz, foi responsável pela consolidação da relação entre Educação Popular e a Saúde. Valla deixou um legado que inspira a reflexão sobre os modos de viver e produzir saberes das classes populares e suas relações diretas com a saúde. Sua obra é uma referência significativa para as práticas de gestão participativa, cuidado e promoção da saúde no SUS.

Fonte: Ensp