Instituído em 1990 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e promovida pelo Chartered Quality Institute (CQI), o Dia Mundial da Qualidade tem como objetivo destacar a importância do conceito para a produtividade das organizações e seus resultados. A data fortalece a importância das práticas da Gestão da Qualidade aplicadas nas organizações, proporcionando reflexões sobre os processos. Neste ano, o tema é “sustentabilidade: melhorando nossos produtos, pessoas e planeta”.
No Brasil, a norma ISO 9001, sob responsabilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), descreve os fundamentos principais de sistemas de gestão e os principais conceitos da Qualidade. A norma especifica os requisitos necessários para a implantação de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), colaborando com processos para melhorar a entrega de um melhor serviço, satisfazendo e entendendo a necessidade do cliente.
Sistema de Gestão da Qualidade na Fiotec
A implementação do Sistema de Gestão da Qualidade na instituição teve início em janeiro de 2020 e, diante da pandemia de Covid-19, o trabalho feito pela Gestão de Qualidade da Fiotec não parou. Segundo a gerente do setor, Luanara Damasceno, todas as atividades feitas para o andamento das análises e do processo foram feitas de forma on-line, para que fosse traçada a estratégia de forma conjunta e integrada entre os demais setores.
O trabalho é feito através da parceria do setor da Qualidade com a consultoria 5S Tecnologia. No início, foi feito um diagnóstico completo, denominado GAP Analysis, e, através dos resultados, foi possível prosseguir com os treinamentos da norma ISO 9001 para os envolvidos no escopo, que são as áreas que atuam diretamente nos processos de compra. Com os resultados das análises, tornou-se possível a publicação da Política e Objetivos da Qualidade, documento que firma o compromisso com os demandantes.
Por se tratar de um trabalho integrado, para estimular a cultura organizacional, foi feita uma capacitação aberta para toda instituição, mostrando o que é esse processo de certificação e abrindo para possíveis dúvidas. “As pessoas precisam ter a ciência do porquê e dos impactos de seu trabalho. A pessoa que pega um documento tem a mesma importância de quem aprova os orçamentos, por exemplo, todos são igualmente importantes durante o processo”, contou Luanara.
No decorrer do trabalho também houve uma capacitação de auditores internos, feita para que os colaboradores de diversas áreas estivessem aptos a auditar os trabalhos feitos pela Qualidade, apontando sugestões e melhorias. Também foram capacitados os auditores líderes, membros da Gerência da Qualidade, que conduzem os processos de auditoria dentro da instituição.
Para identificar e entender a necessidade dos clientes externos, foram feitas uma série de entrevistas com os responsáveis por alguns projetos da Fiocruz, para que fossem aplicados treinamentos nos colaboradores que lidam com esses procedimentos. Essas entrevistas são repetidas diversas vezes, realizando o ciclo PDCA, para que sejam atendidas todas as demandas. Luanara conta que todas as críticas do cliente são resgatadas, materializadas e tratadas durante o processo, melhorando-as até que seja possível entregar um valor em seu trabalho final.
Todos os processos feitos pelos setores e núcleos da instituição foram documentados seguindo a norma, com objetivo de instruir os antigos e novos colaboradores e familiarizá-los com a cultura da qualidade. De acordo com a gestora, “se a pessoa começar amanhã na Fiotec e eu entregar esse pacote de documentos, ela consegue fazer tudo que compete a ela”.