Projeto de Niterói garante segurança alimentar de famílias da região - Fiotec

casareviverFoto: Facebook/ReproduçãoA Fiotec e a Fiocruz estão apoiando, através do Plano de Enfrentamento à Covid-19 nas Favelas, a Casa Reviver que, em parceria com o projeto Sempre Criança, promovem ações de apoio a comunidade do Morro do Estado, a maior do município de Niterói. A Casa Reviver atua em Niterói desde 2006, incorporado ao Instituto de Desenvolvimento (IDE), ONG que atua nessa localização.

O projeto participou do edital também em 2020, com objetivo de garantir a segurança alimentar de diversas famílias da região. Além desse trabalho, também são realizados levantamentos de atividades econômicas da comunidade durante a pandemia e são distribuídos materiais didáticos com informações para prevenção do vírus, em combate à desinformação e infodemia.

As ações oferecidas pela casa para atender as famílias são, também, de cunho socioeducativo e acontecem no contraturno escolar para atender as crianças da comunidade e seus familiares. As atividades contemplam áreas de teatro, circo, rodas de histórias com princípios éticos, esportes, visitas a teatros, cinemas e eventos culturais, visando desenvolver os talentos escondidos pela falta de oportunidade.

Plano de Enfrentamento à Covid-19 nas Favelas

A chamada pública visa financiar projetos em todo o estado do Rio de Janeiro que contribuam para ampliar a participação social na vigilância em saúde de base territorial nas comunidades fluminenses, reduzindo o impacto gerado pela pandemia de Covid-19 nesses locais.

De um total de 270 projetos inscritos, 41 foram aprovados com o montante de R$4.500.000,00 para início imediato das ações.