Fiocruz desenvolve novos testes RT-PCR - Fiotec

pcrfiocruz22A Fiocruz, através do Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), desenvolveu dois diferentes tipos de testes diagnósticos da Covid-19. Um deles, nomeado Kit Molecular Inf A/Inf B/SC2, do tipo RT-PCR, foi submetido ao registro na Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa).

O diferencial do Kit Molecular é a capacidade de identificar e diferenciar os vírus da Influenza A, B e Sars-CoV-2, que apresentam sintomas semelhantes entre si. De acordo com o virologista e pesquisador do Laboratório responsável, Fernando Motta, a disponibilização destes kits no Sistema Único de Saúde (SUS) permitirá a identificação viral de forma econômica, utilizando de um padrão ouro de diagnóstico.

O segundo teste, chamado de Quadriplex SC2/VOC, consegue identificar as diferentes variantes da Sars-CoV-2 através da mesma tecnologia de RT-PCR. Seu uso é indicado para o diagnóstico e triagem viral a partir da identificação de cepas, denominada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de VOCs (sigla em inglês para variantes de preocupação), que ajudarão no monitoramento e vigilância da situação epidemiológica no País. O Quadriplex deve ser submetido para registro até o final do mês de janeiro.

Eles foram desenvolvidos com objetivo de apoiar as estratégias de enfrentamento da pandemia e dos casos de Influenza, que estão em crescimento. O diferencial da Fiocruz é ter, dentro da própria instituição, toda cadeia produtiva em saúde: desde a pesquisa, passando pelo desenvolvimento tecnológico até a produção final. Atualmente, a instituição é o maior produtor nacional de testes rápidos para diagnóstico da doença e o maior fornecedor do SUS.

Com informações da Agência Nacional Fiocruz de Notícias.