Canal de Denúncias e Acolhimentos da Fiotec passa por testes de acessibilidade - Fiotec

reuniao ciipNa semana passada, os representantes do Canal de Denúncias e Acolhimentos da Fiotec se reuniram com os membros da Comissão Interna de Inserção Profissional de PCDs (CIIP) para realizar testes de acessibilidades com os profissionais com deficiência da instituição. A plataforma tem como objetivo de oferecer apoio, orientação e assistência às pessoas que necessitam de ajuda ou suporte, e agora está em período de testes para o lançamento oficial.

Os testes foram conduzidos pelos profissionais da Governança e Qualidade (GGQ), Christianne Barbosa e Abrahão Nepomuceno, nas três portas de entrada do canal: site, 0800 e aplicativo. Após a avaliação, as oportunidades de melhoria foram encaminhadas para a empresa terceirizada responsável pela prestação de serviço, que fará os ajustes internos.

A Fiotec tem como um de seus valores o respeito às diversidades, confiança, cordialidade e atitude responsável, buscando garantir a participação plena e igualdade de oportunidades para todas as pessoas, independentes de suas características individuais, habilidades ou deficiências. Dessa forma, a GGQ identificou que seria fundamental que o Canal de denúncia e acolhimento fosse acessível, realmente, a todos os funcionários, para que todos pudessem fazer seus relatos, de forma independente e autônoma.

Christianne afirmou que o resultado dessa ação foi bem significativo para a instituição, uma vez que assegura que os direitos de todos os colaboradores fossem garantidos. “Para nossa área é importante uma vez estamos em conformidade com as políticas e normas da Fiotec”, disse.

ESG e inclusão

A inclusão de PCDs é um princípio fundamental dos direitos humanos e busca eliminar a discriminação e promover a igualdade para todas as pessoas. No caso do Canal interno, essa inclusão está ligada aos itens abordados pelo ESG, abordagem implementada pela instituição, e da Integridade e Compliance.

De acordo com Luanara Damasceno, gerente de Governança e Qualidade, essa foi uma oportunidade de ouvir os profissionais PCDs e coletar as oportunidades de melhorias: “ficamos gratos aos nossos colegas que se disponibilizaram para essa parceria e a Gerência de Pessoas da Fiotec pelo suporte para realizar essa ação. Alinhar o discurso ESG à prática precisa estar no dia a dia de todos nós”.

Esse tipo de atitude responsável requer o envolvimento de toda a sociedade, incluindo governos, setor privado, organizações da sociedade civil e a própria comunidade. É importante reconhecer e valorizar as habilidades e potenciais das PCDs, garantindo que elas tenham as mesmas oportunidades e possam desfrutar de uma vida plena e significativa.