Fiotec é convidada para assembleia sobre a Covid-19 em Barcelona - Fiotec

barcelona covidA Fiotec foi convidada a participar da Genaral Assembly Meeting do projeto Ending Covid-19 Variants of Concern Through Cohort Studies, em Barcelona. O consórcio é financiado pela Comissão Europeia e envolve parceiros de vários países para apoiar a resposta europeia e global à pandemia de Covid-19 e às variantes de preocupação, a fim de apoiar as estratégias de controle e desenvolvimento de diagnósticos; avaliar o impacto das variantes na eficácia de diferentes vacinas e estratégias de vacinação; investigar como as variantes alteram as sequelas pós-infecção a longo prazo; e avaliar as implicações das variantes na escolha das opções ideais de tratamento.

O evento aconteceu no Instituto de Salud Global Barcelona (ISGlobal) entre os dias 6 e 8 de junho, onde todos os pesquisadores puderam apresentar a evolução do estudo em suas respectivas esferas. No primeiro dia aconteceu a apresentação geral, e os outros dois foram reservados para as reuniões individuais e de apresentação dos WPs e suas evoluções.

Estiveram presentes no evento representando a Fiocruz, o pesquisador André Siqueira (parte do Executive Board), Maria Paula Mourão (Co-PI do estudo) e Evelyn Santos, assistente da coordenação. Representando a Fiotec estavam presentes Erica Nascimento e Sara Junker, responsáveis pela gestão do projeto.

Sara Junker disse que foi uma oportunidade de integração com a coordenação: “Como eles são do Amazonas, só nos conhecíamos virtualmente, então faz muita diferença esse contato para aproximar a relação. Também pudemos entender mais sobre o papel da Fiotec, que gerencia a parte administrativa para que o pesquisador se dedique integralmente à pesquisa”.

Conheça o objetivo final do projeto

O objetivo principal do estudo é a avaliação da eficácia das vacinas em variantes da Covid-19 através de dados de estudos de coorte populacional e amostras de diversos locais onde o consorcio atua, para realizar estudos observacionais epidemiológicos aninhados e investigações laboratoriais para estabelecer a eficácia de diferentes vacinas e imunidade contra VOC/VOIs SARS-COV-2.