Fiotec implanta coleta seletiva e orienta seus colaboradores sobre o consumo sustentável - Fiotec

A Fiotec iniciou, na semana passada, uma ação que deve proporcionar muitos benefícios ao meio ambiente e à sociedade: a coleta seletiva de papel, pilha e óleo vegetal, implantada pelo Departamento de Gestão Ambiental da Dirac/Fiocruz. O objetivo da campanha é atentar para a necessidade de um consumo consciente e a importância da reciclagem, contribuindo para a preservação dos recursos naturais.

Em um primeiro momento, os funcionários da limpeza foram treinados para lidar com a destinação correta do conteúdo das lixeiras próprias para o depósito de papel reciclável, entendendo à necessidade desse processo. No mesmo dia, foi iniciada a Semana de Conscientização Ambiental, com a divulgação de materiais educativos, como cartazes e e-mails que detalhavam a destinação correta desse lixo, além de incentivar a adoção do sustentável.

Posteriormente, colaboradores de todos os setores participaram de um fórum presencial, em que foram mostrados os problemas causados pela destinação incorreta do lixo, as metas do projeto e algumas formas caseiras de reciclagem. “Devemos usar sempre a teoria dos 4 Rs - Reduza, Reutilize, Recicle e Repense -, pois o consumo tem tudo a ver com o problema ambiental”, disse a palestrante, Karina Santoro, responsável pela coleta. A ideia de Karina é que os participantes sejam multiplicadores das informações na instituição.

O gerente geral da Fiotec, Adilson Gomes dos Santos, também esteve no evento e reforçou a importância da reciclagem. “O projeto tem o total apoio da Diretoria Executiva da Fiotec e devemos contribuir para que dê bons resultados”, comentou.