Fiocruz Pernambuco cria app que dá transparência a gastos públicos em saúde - Fiotec
Natureza: Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Financiador: Fiocruz

(Foto: Paulo Lara/Fiocruz Imagens)

Hoje, o cidadão brasileiro conta com uma plataforma para saber quanto e como está sendo gasto o dinheiro público destinado à saúde, em âmbito municipal, estadual e federal. O Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops) reúne todos esses dados, mas eles são apresentados em linguagem contábil e específica do campo de saúde, dificultando a compreensão do que está registrado ali.

A Fiocruz Pernambuco enxergou nessa situação a necessidade e oportunidade de desenvolver uma plataforma simples para consulta do dinheiro gasto em saúde no Brasil. Assim nasceu o aplicativo Onde Está o Dinheiro da Saúde, disponibilizado de forma totalmente gratuita. O app traduz as informações sobre investimentos em saúde para o público em geral, por meio de conteúdo ilustrativo e didático, promovendo a cidadania para brasileiros de todos os municípios.

A Fiotec oferece apoio logístico e administrativo ao projeto, além de realizar sua gestão financeira. A ideia é aprimorar o aplicativo que hoje disponibiliza os dados apenas de investimentos municipais, criando módulos dedicados aos gastos dos estados e da União. A nova versão do app permitirá o cadastro de usuários e estará diretamente conectada aos sistemas do governo, como o próprio Siops, IBGE e DataSUS.