Programa da Fiocruz incentiva projetos sociais e inovação em ciência - Fiotec
Natureza: Estímulo à Inovação
Financiador: Fiocruz

(Foto: Rogério Reis)

A preparação para emergências sanitárias e insumos estratégicos são hoje as prioridades de fomento do Programa Inova Fiocruz, criado com o objetivo de incentivar a transferência para a sociedade do conhecimento gerado em todas as áreas de atuação da Fundação Oswaldo Cruz. A Fiotec é a responsável pela gestão administrativa, financeira e logística da iniciativa, que promove editais para financiamento de projetos sociais e científicos voltados principalmente às populações vulnerabilizadas.

O Inova Fiocruz promoveu o financiamento de importantes ações durante a pandemia de Covid-19, contribuindo com projetos comunitários em todo o País e aproximando os serviços e conhecimento gerados pela Fundação dessas pessoas. O programa apoia iniciativas em quatro áreas estruturais, sempre com a coordenação da Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS/Fiocruz):

Institucional e Cadeia Produtiva - Desenvolvimento da cadeia de inovação desde a pesquisa até a produção, articulando estudos sociais, educacionais e de saúde coletiva.

Encomendas Especiais - Demandas específicas da Fiocruz de acordo com a agenda prioritária do Ministério da Saúde, emergências sanitárias e órgãos internacionais.

Redes de Capacitação - Suporte à formação e capacitação de excelência em áreas de geração do conhecimento e inovação, bem como ao estabelecimento de redes de colaboração em pesquisa.

Desenvolvimento - Desenvolvimento institucional e regional para atender demandas de saúde locais e potencializar a obtenção de recursos (parceria com as Fundações de amparo à pesquisa - FAPs, onde o financiamento é partilhado com a unidade técnico científica e a Agência de fomento estadual.