Unidos contra o Covid-19 - Fiotec

Em abril de 2020, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou o programa Unidos contra a Covid-19, com o objetivo de potencializar as ações da fundação frente à pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) por meio da união de esforços dos setores público e privado, possibilitando que empresas, organizações e indivíduos interessados façam suas doações, fazendo parte da rede de apoiadores.

As doações recebidas estão sendo aplicadas em iniciativas de ampliação da capacidade de testagem; assistência à saúde; pesquisa & vacina; e apoio às populações vulnerabilizadas. Além de apoiar e fortalecer as atividades citadas, os recursos deram sustentação a construção do Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 – Instituto Nacional de Infectologia, que atende pacientes com quadros graves da doença e ficará de legado para a sociedade.

A Fiotec é responsável pela execução financeira do fundo, que é coordenado pela Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, por meio do seu Escritório de Captação de Recursos.

Resultados

Até o final de 2020, algumas ações realizadas inteiramente com recursos das doações foram a produção de 2,2 milhões de testes diagnósticos; distribuição de 100 mil litros de álcool 70% para hospitais e comunidades do Rio de Janeiro; apoio a 145 projetos para populações vulnerabilizadas; doação de mais de 2,5 milhões de EPIS para profissionais de saúde e populações vulneráveis.

Outras ações e mais informações sobre as mesmas estão disponíveis no site do Unidos contra o Covid-19. Clique aqui para conferir.

Transparência

A prestação de contas das doações é disponibilizada no site do Unidos contra o Covid-19, com as informações de quem doou, valor do recurso e as iniciativas apoiadas conforme o contrato. Além disso, são informados os investimentos realizados, com as descrições de cada um deles. Clique aqui para acessar.