Projeto da Fiocruz lança site para ampliar acesso à testagem de HIV - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

A pesquisadora da Ensp/Fiocruz, Marly Cruz, durante o evento de lançamento do projeto na capital gaúcha (imagem cedida pela equipe do "A Hora é Agora").

Desde o dia 29 de setembro a população de Porto Alegre conta com uma opção inovadora para realização do teste de HIV. O projeto “A Hora é Agora” lançou um site com o objetivo de ampliar o acesso de homens gays, homens que fazem sexo com homens (HSH), trabalhadores(as) do sexo e mulheres trans e travestis à testagem anti-HIV, por meio de um autoteste que pode ser feito por fluido oral ou por uma pequena gota de sangue, sem estigma ou discriminação.

O site (www.ahoraeagora.org) é mais um canal para que a população-chave do município solicite o kit de autotestagem para HIV, e também pode ser acessado pelo celular. Acessando a página os usuários podem optar por receber o kit em casa, pelos Correios, de forma gratuita. Mas também há a opção de retirar o kit de testagem em um armário digital, de forma sigilosa. Os armários estão localizados no Shopping Total (Av. Cristóvão Colombo, 545, Bairro Floresta, no térreo), que funciona das 10h às 22h. As duas possibilidades de teste, por fluido oral ou amostra de sangue, são rápidos e simples, além de totalmente seguros e confidenciais.

A página do projeto “A Hora é Agora” traz ainda informações sobre prevenção ao HIV e uma calculadora de risco de infecção, que fornece um resultado com base nos comportamentos relatados pelo usuário. Ao acessar o site a pessoa deve optar pelo recebimento do teste de fluido oral ou por amostra de sangue, e todas as informações para autotestagem estarão disponíveis, além da bula do teste escolhido e de vídeos que explicam a forma correta de fazer a testagem e ler seu resultado.

Após o resultado do teste
Os usuários que testarem positivo serão convidados a fazer o teste confirmatório no Centro de Saúde Murialdo, contando com o suporte de profissionais de saúde capacitados. Caso o resultado positivo/reagente ao HIV seja confirmado, a pessoa poderá realizar todos os exames necessários (incluindo carga viral e contagem de CD4 rápida) e já iniciar o tratamento antirretroviral contra o HIV no mesmo dia do diagnóstico. O Centro de Saúde Murialdo estará aberto para a população de Porto Alegre a partir de 4 de outubro, atendendo sempre de 8h as 19h.

Quanto antes a pessoa se descobrir vivendo com HIV e iniciar o tratamento adequado, menor é o dano causado pelo vírus no sistema imunológico e em todo seu organismo. Hoje, pessoas em tratamento adequado contra o HIV conseguem reduzir a quantidade do vírus no corpo a níveis indetectáveis, e não transmitem para seus parceiros(as) sexuais. O tratamento da infecção pelo HIV pode ser feito hoje com apenas um ou dois comprimidos diários.

O projeto “A Hora é Agora”
A iniciativa foi lançada em Curitiba, em dezembro de 2014, visando à expansão da testagem rápida e gratuita anti-HIV entre as populações mais vulneráveis à infecção, ou seja, jovens gays e outros HSH e agora está sendo expandido para Porto Alegre. O projeto tem como objetivos promover a testagem de HIV, detectar precocemente o vírus causador da Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), e instituir rapidamente o seu tratamento. Além de apoiar pessoas diagnosticadas e que vivem com HIV em relação ao seu tratamento e adesão.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde, a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC) e PEPFAR (siga em inglês do “Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Aids”, iniciativa governamental dos Estados Unidos para lidar com a epidemia global de HIV/aids).