Saúde Mental na Periferia: projeto da ANF é apoiado pela Fiotec - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

Favela FiocruzImagensFoto de Raul Santana - Acervo Fiocruz ImagensO projeto “Saúde Mental na Periferia, Como Vamos?”, da Agência de Notícias das Favelas (ANF) foi um dos projetos vencedores da chamada publicada da Fiocruz para ajudar organizações da sociedade civil no combate à Covid-19 nas favelas. A iniciativa propõe o atendimento psicológico para mulheres vítimas de violência e vai atuar em três frentes: atendimento psicoterapêutico, pesquisa e comunicação.

O primeiro eixo atende as mulheres de favelas que estão em estado de vulnerabilidade, o segundo realizará um mapeamento de como está a saúde mental da população nesses territórios com impacto direto sobre a estrutura básica de direitos (saúde, educação e segurança) agravada pela pandemia, já o terceiro buscará contribuir para a conscientização da proteção à mulher e diminuição dos casos.

As comunidades envolvidas são: Jacarezinho, Prazeres, Providência, Cidade de Deus, Pavão-Pavãozinho e Mangueira. 

Ações Emergenciais de Enfrentamento à Covid-19 nas Favelas do RJ

A Chamada Pública para Apoio a Ações Emergenciais de Enfrentamento à Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro foi lançada em março de 2021, com o objetivo de contribuir para a mitigação dos efeitos da pandemia junto a populações em favelas fluminenses.

Foram 270 proposições de 41 munícipios do estado do Rio de Janeiro e mais de 100 aprovadas. As chamadas são mais uma contribuição da Fiocruz para a redução das desigualdades sociais que incidiram na pandemia, especialmente em territórios vulneráveis.

A Fiotec é a responsável pelo repasse dos recursos aos projetos selecionados, além de apoiar o gerenciamento administrativo e financeiro da Chamada.

Os recursos a serem investidos são provenientes da Lei Nº 8.972/20, do Fundo Especial da Alerj à Fiocruz. Esses recursos são resultado de um esforço interinstitucional envolvendo UFRJ, Uerj, PUC-Rio, SBPC, Abrasco, Fiocruz, sindicatos de profissionais das áraeas de saúde e assistência social, bem como organizações baseadas em favelas. Juntas, essas entidades elaboraram o Plano de Ação para Enfrentamento da Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro.

 

*Com informações da Agência de Notícias das Favelas (ANF).